Na tarde do dia 31 de maio, por volta das 15:50 horas, a Polícia Militar foi acionada via 190 para atender uma ocorrência de violência doméstica na Avenida Tancredo Neves, em Jardim Alegre. Ao chegar ao local, a equipe foi recebida pela vítima, que relatou que o autor é seu convivente há quase três anos. Ela informou que, enquanto trabalhava, recebeu mensagens de áudio do autor, que soavam irônicas. No áudio, ele afirmou que sairia do município de Imbituva. Ao chegar em casa, a vítima encontrou o convivente alterado, acreditando que estava sendo traído e, por isso, voltou mais cedo ao município.
Ele ameaçou a vítima de morte, apertou seu braço com força, causando lesões, e desferiu um soco nela. O autor também quebrou copos, destruiu a geladeira e derrubou o portão. A vítima começou a gritar e o autor, novamente, ameaçou matá-la se continuasse a gritar, tentando pegar seu celular e agredindo-a novamente. Ao ver a movimentação dos vizinhos, o autor foi embora, mas antes afirmou por áudio que havia comprado uma arma de fogo para matá-la caso houvesse traição, embora a vítima não tenha visto a arma.
Questionada sobre o veículo utilizado pelo autor, um VW/Gol, a equipe saiu em diligências e encontrou o suspeito às margens da rodovia, próximo ao posto Cia Petro. Foi dada voz de prisão, mas o autor resistiu, sendo necessário o uso de técnicas de contato e algemas. Autor e vítima foram levados ao destacamento policial para a confecção do boletim de ocorrência e, posteriormente, encaminhados para a Central de Flagrantes de Ivaiporã.