Após iniciar as obras de revitalização do Centro Novo 2 com poda e corte de árvores de espécies exóticas que representavam ameaças à biodiversidade, a Prefeitura de Ivaiporã está substituindo as espécies por plantas mais adequadas à área urbana.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente plantou 59 mudas de ipês em diferentes pontos da Avenida Souza Naves. Também foram plantados 36 brincos-de-índio nos canteiros do Jardim Alto da Glória, além de mudas de jacarandá, pata-de-vaca, palmeiras e primaveras em praças e na Avenida Ladislao Gil Fernandez, totalizando 58 plantas.
“Substituir as árvores exóticas por espécies nativas é uma medida essencial para proteger a biodiversidade e promover um ambiente mais sustentável. Cada árvore plantada representa um compromisso com o futuro e com a qualidade de vida”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Denise Kusminski.
O projeto Centro Novo é executado com emenda liberada pelo deputado estadual Ademar Traiano no valor de R$4 milhões. A Fase 2 será executada nos canteiros da Avenida Souza Naves, entre a Praça França e o Colégio Estadual Barão do Cerro Azul – e passará pela Praça Mário Moreira Bonfim, Casa Esperança, Praça Manuel Marques Pereira e Praça da Bíblia (Terminal Rodoviário), com a inclusão de ornamentos que retratam a história indígena.
O percurso totalizará 2,2 km incluindo ciclovias e calçadas acessíveis, plantio de árvores e grama, instalação de bancos, lixeiras ecológicas, luminárias de LED e pergolados. O objetivo é proporcionar mais mobilidade e acessibilidade.
O prefeito Carlos Gil disse que a gestão está transformando áreas importantes da cidade, criando espaços que promovem a mobilidade, acessibilidade e a qualidade de vida. “As ciclovias, calçadas acessíveis e a infraestrutura verde com árvores e grama são elementos que demonstram o nosso compromisso com uma cidade mais sustentável e acolhedora”, garantiu o prefeito.