Um fato ocorrido em Kaloré e registrado em boletim de ocorrência, com testemunhas e supostas provas documentadas, está chamando atenção na cidade. De acordo com informações recebidas, a prefeitura, sob a gestão do prefeito Edmilson Luis Stencel, solicitou a presença da polícia após receber denúncias de que em um bar anexo a uma casa, localizado em frente ao Mercado Casa Valério, que é de um comerciante local, foi alugado para uma pesquisa eleitoral. O detalhe intrigante, é que as pessoas eram convidadas a entrar no imóvel para participar de uma pesquisa sobre intenção de voto para o próximo pleito eleitoral e, em seguida, recebiam um pix de 80 reais. A advogada do município, Dra. Kassimélia Prado, foi ao endereço e, após confirmar o ocorrido, acionou a Polícia Militar.
Um dos acusados, identificado como F. E. V., proprietário de uma empresa com sede no Rio de Janeiro, informou aos policiais que estava em Kaloré desde sexta-feira (10/05/24). Inicialmente, realizou uma pesquisa quantitativa, indo de casa em casa para perguntar a intenção de voto dos moradores, sem oferecer pagamento pela colaboração. No dia 14/05, ele alugou uma casa na Rua Orlando Carlos Pereira e realizou uma pesquisa qualitativa, onde as pessoas indicavam em quem votariam para prefeito na próxima eleição de Kaloré, recebendo 80 reais após a participação.
Durante a pesquisa, segundo consta no boletim, era exibido um vídeo do ex-prefeito Washington, com informações sobre obras e projetos futuros, seguido por uma imagem do atual prefeito Edmilson e também do ex-prefeito, e a pergunta: “Em quem você vota?”. Há informações também de outros ex-prefeitos citados. Diante dos fatos, um boletim de ocorrência foi registrado e todas as providências necessárias foram tomadas.
Foi feita uma representação para identificar quem estava financiando os pagamentos e qual era a verdadeira intenção do empresário do Rio de Janeiro. Logo após a publicação, recebemos uma informação anônima, que a pesquisa qualitativa e não quantitativa é realizada por uma empresa que de fato paga as pessoas pesquisadas, já que ela é mais demorada, onde o cidadão fica por cerca de uma hora fornecendo dados e informações. Também que, após realizar o levantamento, a empresa procura os candidatos e vende essas informações, as quais servem como estratégia de campanha.
Com informações do Blog do Berimbau